QREN Internacionalização

Sumário

O presente projecto visa reforçar a capacidade comercial da empresa, proporcionar oportunidades de entrada em novos mercados internacionais e de consolidação nos mercados em que já está presente.

Acções a implementar

Material comercial e web site

O desenvolvimento do novo website e do material comercial é uma acção de internacionalização transversal a vários mercados. Será feito material publicitário e comercial com as necessárias adaptações a cada mercado-alvo e para cada produto/serviço que a Ciengis comercializa. Pretende-se proporcionar aos clientes informação clara e concisa, eventualmente com vários focos na apresentação: aspectos técnicos ou benefícios económicos.

ARÁBIA SAUDITA

A economia desta região em geral e do país em particular tem evitado as maiores desacelerações e tem conseguido manter o nível de produção industrial. Assim, este facto considera-se uma oportunidade de crescimento da Ciengis. Para além disso, a colaboração muito estreita com uma das principais empresas no país e que faz parte do grupo SABIC listado na Fortune 500 é um factor positivo. Do ponto de vista estratégico, é necessário reduzir a dependência da Ciengis relativamente a um cliente único e, portanto, o alargamento da carteira de clientes na região é uma prioridade.

BRASIL

A economia do Brasil está em franca expansão e as instituições internacionais prevêem a continuação desta tendência. Assim, o Brasil é visto como uma oportunidade para a Ciengis uma vez que o aumento da produção industrial cria oportunidades de optimização com benefícios económicos directos. Por outro lado, é do conhecimento da Ciengis que neste país é necessário ter um parceiro local para agilizar a rede de contactos para angariar os projectos. Será feita uma visita à feira Petrotec/Termotec no Brasil onde a Ciengis poderá estudar as tendências do mercado Mercosul e tentar estabelecer parcerias com empresas locais para execução de projectos em conjunto e/ou outras formas de colaboração. Esta deslocação servirá também para aprofundar alguns contactos preliminares já estabelecidos com o Brasil. Uma visita de seguimento em 2012 servirá para concretizar as parcerias e/ou definir projectos-piloto neste mercado.

ESPANHA

O mercado de Espanha é seleccionado como prioritário por ter oportunidades de entrada a custos relativamente reduzidos e proximidade geográfica. Pese embora o facto do ter dificuldades actualmente, a economia de Espanha tem potencial de crescimento, especialmente na área industrial, energia e biocombustíveis. Para estabelecer contactos com o mercado e potenciais parceiros, está planeada uma visita à feira GENERA 2011 que terá lugar em Madrid e que, para além do espaço de exposição terá reuniões de negócio.

Resultados atingidos

Aumento significativo do volume de negócios da empresa nos anos pós-projecto.

Mais Centro

QREN

UE